Há muito aguardávamos evidências científicas que mostrassem alguma atividade capaz de fortalecer o disco intervertebral. É fato que os pacientes praticantes de atividades físicas melhoram mais rápido. Pessoas ativas apresentam menos crises de coluna do que aqueles sedentários ou irregularmente ativos. Mas qual atividade física é a melhor para quem quer fortalecer especificamente o disco?

Um estudo importante publicado em abril (2017) na revista Nature, por pesquisadores da Austrália, mostrou melhor composição e reforço do disco intervertebral em praticantes assíduos da corrida, homens ou mulheres. Essa novidade certamente renova e embasa o discurso dos adeptos da atividade física e do estilo de vida saudável.

O disco intervertebral é uma complexa e especializada estrutura da coluna vertebral, possuindo as funções de fornecer estabilidade ao unir os corpos vertebrais, absorver e dissipar uniformemente as cargas mecânicas e permitir movimentos amplos à coluna vertebral. A coluna vertebral possui 23 discos intervertebrais, os quais representam 25% do comprimento total da coluna.

Impacto não é perigoso?

A pesquisa conseguiu demonstrar que caminhada rápida ou a corrida lenta (2m/s) produzem certos efeitos anabólicos sobre o disco. Ou seja, o impacto tem efeito sintetizador de proteínas e de substâncias que constituem o disco. Entretanto, não foram observados os mesmos benefícios em atividades de alto impacto nem caminhada de baixa intensidade ou posições estáticas.

O conteúdo do disco intervertebral é composto por água e proteoglicanos. É esse conteúdo que sofre as pressões mecânicas da caminhada e da corrida e responde aumentando, gerando maior resistência e proteção.

Esse fenômeno já é conhecido e muito utilizado na recuperação de lesões ósseas e tecidos moles do corpo –  a lei de Wolff. Por exemplo, se um osso é estimulado com carga ele aumenta a produção de células ósseas. Se você machuca o tendão, precisa fornecer carga para a recuperação do colágeno e das células elásticas. Esse paralelo também é observado na questão do impacto moderado e as células do disco intervertebral que respondem aumentando.

Recentemente também foi identificado em um estudo científico que o impacto nas articulações do joelho e tornozelo também respondem produzindo uma molécula chama Lubricina. Essa substância também funciona como lubrificante natural.

Veja mais no vídeo:

O que muda na vida de pessoas que sofrem de problemas de disco, como hérnia?

Essa pesquisa tem várias derivações importantes. A mais óbvia é fornecer subsídios para encorajar a prática de atividades de impacto moderado para prevenção de problemas de disco.

Só isso já é muito importante, pois sabemos a grande propensão que nós seres humanos temos para desenvolver problemas de coluna. 80% da população… muita gente ainda sofre e sofrerá com lombalgia, cervicalgia, problemas nos nervos como o ciático. E mais, sabemos também que boa parte desses problemas dolorosos estão relacionados ao disco.

A prevenção é a solução mais interessante e deveria funcionar em todo sistema de saúde pública.

Outra consequência envolve a conduta nos casos de protrusões discais, hérnias de disco, além de processos degenerativos do disco de modo geral. Uma evidência como esta aponta uma revisão na conduta restritiva e excessivamente medicamentosa e passiva de alguns protocolos de reabilitação de coluna.

Ao paciente fica também disponível novo leque de opções. Primeiro o ajuste dos próprios hábitos, pensando em estar cada vez mais ativo, somando mais resistência e saúde aos discos da coluna.

É um avanço enorme termos resultados objetivos demonstrando que algo natural, não invasivo, funcional e disponível para todos pode ajudar a reforçar estruturas orgânicas. E quem sabe estejamos diante de algo que vai mudar a conduta de profissionais propondo novas abordagens de tratamento mais ativo dos problemas da coluna.

 

Dica: É simples, rotina de caminhada rápida e/ou corrida lenta, associada a sentar-se menos ao longo do dia. Resulta em grande atitude para aliviar as tensões da coluna e melhorar a resistência geral dos discos.

 

Bibliografia:

Artigo na íntegra:

https://www.nature.com/articles/srep45975?error=cookies_not_supported

Sobre corrida:

http://www.allanbesselink.com/blog/smart/1307-the-flow-of-running-the-flow-of-life

Sobre Lubricina

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3887468/

6 thoughts on “Qual exercício é capaz de fortalecer o Disco Intervertebral?”

  1. Boa noite Dr.Michelle.. suas informações estão sendo de grande valor para mim.pois desde de que fui diagnosticada com problemas na coluna lombar. Hérnia discal.. na L4 e L5 minha vida parou.. sempre trabalhei, Sempre tive minha vida dinâmica e independente… Mais depois que descobri o problema.. Até fiquei depressiva.. desanimada.. e tive que largar o trabalho pois trabalhava com crianças.. Creche… Isso Foi em 2009..E aí fui só piorando.. e o medo tomou conta de mim.. parei com todos os tratamentos que fiz.. não tive condições de continuar.. hoje com 53anos.. me sinto muito limitada.. e fico triste com isso.. mais Estou tentando seguir seus conselhos.. faço caminhada na parte dá manhã moderada.. na esteira.. e alongamento todos os dias. Em casa mesmo..No momento é o que posso fazer..E procuro fazer todas as minhas atividades de casa sempre policiando . Minha postura.. e protegendo minha coluna.. Evito pegar pesos.. mais preciso melhorar muito… Quase não tomo medicamentos.. mais faço uso de um antinflamatorio. A muito tempo.tenho fé e esperança que vou melhorar mais e mais.. vou seguir todos os seus conselhos e dicas.ainda Sinto muitas dores durante a noite não sei porque durante o dia melhora um pouco.. conforme me movimento.. acho que a menopausa também contribui com todas as dores..Me desculpe.. Pois sei que isso não foi um comentário.. Rsrs.. mais um depoimento…😊.. Obrigada.. Deus a abençoe.. um grande abraço 🙏…E parabéns pelo seu trabalho..👏👏🙋

    1. Mônica, sua experiência é muito rica. Agradeço pelo seu depoimento. Posso afirmar que se continuar com esses hábitos saudáveis associado ao efeito do tempo só tende a acumular efeitos positivos e benéficos de regeneração em sua coluna. Quanto mais atividades que flexibilizem o corpo melhor. O maior problema é a rigidez e a falta de movimento. Siga em frente, cada dia mais ativa!

      1. Obrigado por ter me respondido la no YouTube,a dr.me indicou essa matéria,voltarei às minhas atividades com moderação

  2. Olá Michele,
    Concordo plenamente com você, quanto antes a pessoa começar a praticar exercícios de forma correta melhor!
    E a prevenção de fato é a melhor das escolhas!

    Simplesmente fantástico o artigo!

    Abraço.

  3. Dr. Michelle,a senhora trouxe mt esclarecimento, alívio e incentivo para eu voltar a correr com moderação na academia e a musculação de forma moderada.acredite não é exagero que só em ler esta matéria sinto que vou obter ótimos resultados.sabe quando estamos para baixo devido a dor?pois é,me ajudou por demais,sou muito grato pela atenção e desprendimento.

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